|mass|and|empathy|

Segunda-feira

Antony Gormley é um dos escultores britânicos mais reconhecidos da actualidade, sendo o autor da peça de escultura monumental The Angel Of The North, em Gateshead. Recebeu o Turner Prize em 1994. Estão em exposição na Fundação Calouste Gulbenkian duas das suas instalações: "Critical Mass" e "Domain Field". Gormley projecta atmosferas tensas, evocando o(s) corpo(s), o individual e o colectivo em confronto com o espaço e a sua percepção. O resultado é fascinante, misterioso, sedutor. Vale a pena conhecer, bem como visitar o seu site oficial.

[via Fundação Calouste Gulbenkian] Literalmente invadido por numerosa turba de estranhos seres metálicos, o espaço da Sede da Fundação torna-se um lugar de encontro com algumas das questões mais recorrentes no trabalho de Gormley: a convocação do mundo (na sua tensão entre o colectivo e o individual) para dentro da figura, do espaço que ocupa e no qual se relaciona, da multiplicação a que é sujeita; o valor da massa e do peso, em função do vazio que se define dentro, fora e entre as coisas; a proposta de um movimento, mesmo que na ostentação da imobilidade.

No piso 01 é instalado Critical Mass, um trabalho apresentado em Viena num hangar de comboios, em 1995 e no pátio da Royal Academy, em Londres, em 1998. O conceito da física que designa o ponto de saturação máxima a partir do qual uma bomba explode dá nome a um conjunto de corpos de chumbo extensivamente lançados e caídos no chão, figurando uma dor apocalíptica e devastadora. Domain Field é feito com cerca de duas centenas de gigantescas silhuetas em tubos de aço inoxidável soldados, situadas algures entre o esqueleto do ser humano, da árvore e dos edifícios, em que densidade e imaterialidade coexistem. Figuras projectadas no espaço vertical vedado às anteriores, surgem na sua obra em 1997, com Another Place, um conjunto instalado ao longo de 1,75 Km2 numa encosta perto do mar, na Alemanha.


Exposição Mass and Empathy de Antony Gormley: Fundação Calouste Gulbenkian, terça a domingo das 10h00 às 18h00, até 16 de Maio de 2004.