Archinect



O Archinect é um portal aberto para um conjunto de discussões e iniciativas em torno da prática e do ensino da arquitectura no mundo.
Uma ideia interessante promovida pelo Archinect é o School Blog Project, uma rede de blogs mantidos por estudantes de várias escolas de arquitectura que documentam as suas experiências durante o ano lectivo. Alunos dos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Roménia, Turquia, Singapura, Itália, Japão e Nova Zelândia oferecem um olhar sobre os ambientes vividos nas suas instituições académicas.
Apesar do projecto estar um pouco parado por estarmos na época de Verão é um exemplo inovador da forma como os blogues poderão introduzir-se no mundo universitário e produzir uma experiência partilhada sem barreiras de distância e nacionalidade.

Ainda no Archinect podem ler as conclusões de um debate em torno do ensino da arquitectura: Redefining Education in the 21st Century. Com a presença de Zaha Hadid, Peter Cook, Alan Balfour e Simon Allford entre outros, reúne um conjunto de reflexões com muito conteúdo sobre a clivagem entre o mundo académico e profissional na era da informação e ainda as contradições entre uma abordagem mais artística ou científica da arquitectura. Uma leitura essencial e um tema a que voltarei em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário