SketchUp



Descobri recentemente este espectacular SketchUp. É um programa de desenho conceptual 3D com excelentes características para a prática da arquitectura. Não se assumindo como um CAD tradicional para desenho técnico de projecto, trata-se antes de uma ferramenta dedicada à criação e apresentação de ideias, um verdadeiro programa de esquiço tridimensional com um leque de utensílios gráficos bastante poderosos - e que funcionam mesmo.
O mais fascinante é a facilidade de manipulação e a rápida curva de aprendizagem, sem o espartilho habitual dos programas de CAD mais pesados. Os efeitos de visualização garantem uma versatilidade enorme de modos de apresentação possíveis.

O SketchUp tem download gratuito com um período de utilização livre de 8 horas de duração, completamente operacional. É produzido nos Estados Unidos e representado em Portugal pela TechLimits Informática, estando à venda por uns surpreendentes 495€ (+IVA).

6 comentários:

  1. O Sketch Up e realmente espetacular . Ja o utilizo a algum tempo . Prefiro modelar no Vectorworks e entao levar para o sketchup. abraco

    ResponderEliminar
  2. acerca dos "arquitectos portugueses na net". ou não...

    sou um arquitecto recentemente tornado membro efectivo da Ordem e tenho um blog. no entanto, o blog não tem nada a ver com arquitectura, mas essencialmente com a minha actividade literária. fica o link para uma visita, senão o deixei por aqui já numa passada ocasião...

    ResponderEliminar
  3. OLÁ AMIGOS, PRECISO DE UMA AJUDA DE VCS NO SKETCHUP, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA REGISTRAR O PROGRAMA,
    UMA VEZ QUE BAIXEI UMA VERSÃO FREE DO PROGRAMA QUE DURA POR "APENAS" 8 HORAS... AGUARDO SUA AJUDA VIA MSN.

    MSN: CCVARGAS13@HOTMAIL.COM

    GRANDE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  4. Olá, gostaria se possível me dissessem algum site onde pudesse sacar componentes e models para o SketchUp, pois encontro mas tem de se pagar e muito, obrigado

    ResponderEliminar
  5. Eduardo, Há uma infinidade de componentes no site Google 3D Warehouse, que é acessível por um botão com o ícone de uma caixa de papelão e uma seta amarela no próprio SketchUp.

    Essas e outras dicas se encontram no primeiro livro em português sobre o SketchUp: Google SketchUp Pro 6 passo a passo

    ResponderEliminar
  6. Chamo-me gonçalo e frequento o 12º ano, sendo que em area de projecto estou a desenvolver um projecto que tem como produto final a construção de uma espaço verde urbano numa rotunda. Eu e o meu grupo estamos com dificuldades em manusear o programa. O produto tem que ser apresentado, e viável, até ao dia 20 de março. Estamos preocupados e precismo de ajuda URGENTE.

    Deixou o meu e-mail: gsantospitta@gmail.com

    ResponderEliminar