Museu Iberê Camargo por Siza



Diz-se que o famoso Hotel Il Palazzo, em Fukuoka, foi uma pequena desilusão para os seus promotores. Deslocando-se ao Japão, Aldo Rossi contaria como se tinha sentido seduzido por aquela cultura, o seu sentido de eloquência e perenidade; uma sociedade demasiado bela para ser perturbada com devaneios de um gaijin. Rossi sentiu-se projectar um edifício japonês, ou melhor, uma peça de arquitectura do Japão segundo o olhar de um ocidental. E assim foi que aquele que seria um dos mais icónicos projectos do famoso arquitecto italiano foi por momentos um golpe na expectativa dos seus clientes que esperavam uma obra com a marca de autor: uma obra à Aldo Rossi.
Vem isto a propósito do muito belo projecto de Siza Vieira para o Museu da Fundação Iberê Camargo, a sua primeira obra no Brasil, ainda em construção e já merecedora do prémio “Leão de Ouro” na Bienal de Veneza (2002). É um projecto que foge, de forma muito feliz, à expectativa de edifício institucional “à Siza”, antes mergulhando na cultura arquitectónica brasileira para competir com os devaneios de betão de Lina Bo Bardi. Está a nascer uma obra prima, um edifício onde podemos ver com clareza o conceito de ideia forte (Louis Kahn) despido de vícios conceptualistas, antes desenvolvendo com consistência o novo lugar urbano. Uma referência e bom exemplo da juventude do velho mestre.

12 comentários:

  1. Bein!
    Felicitações, logo de entrada!!!
    Já passaram algumas luas dede a minha última compulsão a este local bem apessoado!
    Muita coisa para ler...pensar, e agora, com música de fundo mais "prende o leitor".
    (Dizem que este ano a Feira do Livro de Lisboa foi um verdadeiro fiasco...possivelmente não tinham música...da que se faz tilintando euritos)
    Nem preciso dizer que temos aqui casos de reflexão bem interessantes.
    Daqui, deste barlavento algarvio...com vento e chuva para alegrar o tal do fim-de-semana prolongado a que tantas e tantas famílias queriam ter tido acesso, forte abraço.
    Esperamos por vocês, quando quiserem e se quiserem... pelo menos quando houver sol na eira...
    Zé Melro

    ResponderEliminar
  2. O edificio do Siza é o que se chama "building with a view..." desperdiçada...
    Horroroso!

    ResponderEliminar
  3. Neste caso estamos a falar de um museu, logo, vistas não são o mais importante. O que interessa está lá dentro.

    ResponderEliminar
  4. O museu e lindo a vista e linda.Siza esta cada vez melhor. agora ... o que significa devaneios de lina Bo Bardi... ???

    ResponderEliminar
  5. É suposto ser um elogio. Não me está a perguntar quem é a Lina Bo Bardi, pois não?

    ResponderEliminar
  6. Pensei que estavas a falar mal de Dona Lina ... que como todo arquiteto brasileiro que se respeite a admira imensamente. Quanto ao museu ... Acho maravilhoso e mostra a diversidade e a maturida com frescor do trabalho do mestre Siza. O que deixa chateados os arquitetos brasileiros e o fato de nao ter havido concurso de projeto e o fato dos administradores do museu declararem que nao havia arquitetos brasileiros capacitados para a realizacao do mesmo.

    ResponderEliminar
  7. Uf, ainda bem que foi só um mal entendido. Daqui só ouvirá elogios à grande Lina Bo. História curiosa, a de não existirem arquitectos brasileiros aptos a desenvolver o projecto, quando ele me parece tão embrenhado na cultura modernista brasileira. A fazer lembrar um político português justificando a escolha de Frank Gehry para desenvolver um projecto de relevo na cidade de Lisboa, sob o argumento de que a escolha de um português levantaria alguma celeuma local, dos preteridos contra o eventual escolhido. Somos muito parecidos nesta tendência de só ver o bom que há fora de fronteiras, desvalorizando os nossos valores próprios.
    Abraço, volte sempre.

    ResponderEliminar
  8. Incrivel ainda foi a premiação de Paulo mendes no Pritzker. È,... realmente não existiam arquitetos brasileiros aptos.. Não é mesmo ?
    Valeu mais uma vez Carrapa.

    ResponderEliminar
  9. È realmente uma delícia ter um projeto do mestre Siza em terras brasileiras .È fato raro que algum renome internacional venha aportar por aqui. talvez seja por isso mesmo a gente tenha que se virar como pode . Longe demais das Capitais... o mestre Niemeyer acaba de inaugurar um Centro Cultural aqui em Goiânia e ninguem fica sabendo de Nada . Parece que aqui é tudo meio secreto... Alguem ouviu falar do Hotel Unique em São Paulo ? projeto do Rui Othake ...
    Please me repondam...

    ResponderEliminar
  10. A onda do "localismo" é uma coisa um pouco provinciana. Quer no Brasil (que conheço bem) quer em Portugal. Todos ficamos contentes quando um Arquitecto dos "nossos" consegue projectar no estrangeiro. Temos que ficar igualmente contentes quando um arquitecto de renome têm oportunidade de o fazer em nossa casa. Sejamos coerentes, não? Quer seja o Siza no Brasil, seja Gehry em Lisboa, Koolhaas no Porto ou até Niemeyer em vários pontos da Europa e até alguns mais pequenos, como Kogan em Espanha.
    Abraços LusoBrasileiros...

    ResponderEliminar
  11. Não se trata de promover "localismos". Ninguém se pronunciou em desfavor da actividade de autores externos. Antes se referia que não parece justificável o oposto, uma espécie de complexo ou preconceito em relação aos valores dentro de portas; fenómeno igualmente provinciano. Seja por não serem "aptos" ou para evitar a "celeuma interna", não se sabe bem de quê ou de quem.

    ResponderEliminar
  12. Acho que justos são os concursos. Que ganhe o melhor seja de que parte do mundo seja. Abraço.

    ResponderEliminar