Tão espertos que nós éramos



A empresa que nasceu com o objectivo de "organizar a informação do mundo" cresceu de tal forma que é hoje um vasto império que se estende pelas áreas do vídeo (Google Video e YouTube), classificados (Google Base), e-mail (Gmail), redes sociais (Orkut), fotografia (Picasa), comércio electrónico (Google Checkout), ferramentas de blogues (Blogger), localização geográfica (Google Maps e Google Earth), livros em formato electrónico (Google Books), notícias (Google News), VOIP (Google Talk), banda larga (Google TiSP), etc.

[Nelson Marques, Está o Google a tornar-nos estúpidos? via Expresso]

Está o Google a Tornar-nos Estúpidos? Bem, não me recordo de sermos assim tão espertos, para começar. Mas, agora a sério, estaremos a ficar tão alienados pelas novas tecnologias da informação que já nem sequer somos capazes de ler livros? Ao que parece, nem os cientistas do comportamento o sabem ainda explicar. Mas uma coisa é certa, o Google acaba de fazer mais uma vítima.
Nelson Marques faz referência ao imenso império online do Google. De acordo com este jornalista do Expresso, o Google tem um pé dentro do mercado de serviço internet através do seu sistema de banda larga Google TiSP. Alguém devia ter feito um melhor trabalho de casa para descobrir que esta revolucionária rede de fibra óptica a sair directamente de uma qualquer sanita doméstica é de facto uma famosa mentira do dia 1 de Abril. Mas devemos dar-lhe algum desconto, não é assim? Não passará afinal de mais uma vítima do Síndrome Adquirido de Défice de Atenção. Eu próprio estou a começar a senti-lo. Talvez seja das grandes doses de pesquisa e navegação online. Ou talvez seja da comida de plástico, ou dos maus hábitos de sono, ou do simples facto de que estou a ficar velho. Estamos a perder neurónios a toda a hora – 1 milhão por dia, aparentemente – por isso é melhor usá-los enquanto duram. Deixem-me ir já a correr Googlar isto…

Blame it on Google!
Is Google Making Us Stupid? Well, I don’t remember “us” being that smart to begin with. But seriously, are we becoming so alienated by digital information technologies that we can’t read books anymore? As far as behavioural scientists can tell, the jury is still out on that one. But one thing is certain, Google has just made another victim.


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Google was created with the purpose of “organizing the world’s information” and has grown so much that it is now a vast empire that extends from video (Google Video and YouTube), classified ads (Google Base), e-mail (Gmail), social networks (Orkut), digital imaging (Picasa), online commerce (Google Checkout), blogging tools (Blogger), geographic mapping (Google Maps and Google Earth), electronic books (Google Books), news (Google News), VOIP (Google Talk), large bandwith (Google TISP), etc.

[Nelson Marques, Está o Google a tornar-nos estúpidos? (Portuguese) via Expresso]

Portuguese journalist Nelson Marques reports on Google’s extensive online empire. According to him, Google has it’s feet on the internet service providing market through it’s own free broadband system Google TiSP. Er, someone should have looked a little further and check that this revolutionary fiber-optic cable networks coming straight from your domestic toilet is in fact one of Google’s April Fool’s famous hoaxes. But let’s cut him some slack, shall we? He’s probably just another victim of Acquired Attention Deficit Disorder. I’m starting to feel it too. Maybe it’s those large dosages of online searching and surfing. Or maybe it’s all the junk I eat, or my reduced sleeping habits, or simply the fact that I’m aging. We’re losing brain cells all the time - 1 million everyday, apparently - so we better use them while they last. Let me just Google on that…

3 comentários:

  1. Google TISP talvez ainda não exista, mas estou certo que mais dia menos dia irás notar nas estatísticas que os leitores da Barriga começam a aceder através do Chrome, o novo browser do Google.

    E não faltará muito para que lancem um sistema operativo.

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  2. Chrome, sim, também já cá canta. Gosto muito do "user interface", muito simples. Mas ainda não é desta que deixo o meu querido Firefox. O Chrome fica por isso em banho-maria, à espera das "reviews" dos "experts".
    Isto está a começar a parecer uma conversa dos Gatos Fedorentos. Excesso de "browsing"...

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  3. hahaha! gostei muito do "não me lembro de sermos assim tão espertos". Concordo plenamente. Até arrisco que o Google aumentou a nossa cultura geral (e o nosso saco de informações inúteis também. Quanto ao ADD, é verdade que, no computador, não leio textos grandes e salto de info para info a uma velocidade certamente superior à minha capacidade de absorção, mas também nunca gostei destes ecrans brilhantes em que os meus olhos se cansam e prefiro a textura mate do papel para coisas mais longas (nem sempre mais profundas).

    Talvez isso seja das poucas coisas que não me deixe tão excitada quanto à tecnologia do futuro - os e-books. Muito texto em frente a um ecran? Nahh.

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