The Pigs





The Pigs is a photographic essay by Carlos Spottorno.

Carlos Spottorno é um fotógrafo de origem Húngara que vive e trabalha actualmente em Madrid. Colaborou em diversas publicações de renome internacional tais como a National Geographic, o Le Monde, o El País e o The New York Times. Entre os vários prémios que recebeu ao longo da sua carreira encontra-se um prestigiado prémio World Press Photo pela imagem de um voluntário de limpeza, captada durante os trabalhos de recuperação ambiental da maré negra que atingiu a costa da Galiza após derrame de óleo do petroleiro Prestige em 2002.

The Pigs é o seu mais recente trabalho de foto-reportagem documental. Ensaio sobre uma visão estereotipada do conjunto de países do Sul da Europa, formado por Portugal, Itália, Grécia e Espanha, agrupados num termo pejorativo originário do meio financeiro anglo-saxónico. O título é reproduzido numa alusão ao design gráfico do logotipo da revista The Economist, fazendo eco desse olhar parcial sobre a nossa realidade. Suponho que é assim que os economistas nos vêm – desabafa o autor.

Esta é, no entanto, também a história de uma viagem interior. Partindo em busca dessa visão preconceituosa sobre os países do Sul, Spottorno viu-se confrontado com uma realidade que nos é incómoda. Como lidar com esse mundo desgostante que nos envergonha, que não consta dos guias turísticos, esses despojos do naufrágio de um conjunto de grandes nações da civilização ocidental? Teriam os economistas, afinal, razão? A resposta chegou na última paragem, na ilha grega de Naxos, a meio caminho entre a recolha de fotografias e o trabalho de reflexão que se seguiria. Spottorno afirma que estamos amarrados a uma visão estreita do mundo, reféns de uma visão idealizada do passado e das fracas fundações em que se suporta o nosso presente.

Os Pigs, afirma Carlos Spottorno, são a personificação de um paradoxo; entre a imagem desproporcionada da sua própria relevância e o complexo de inferioridade que se manifesta entre os seus desejos de grandeza e a realidade da sua situação. Por isso, os Pigs são velhos, cínicos e individualistas. O sentido de comunidade, tão encastrado na cultura nórdica, é fraco nestes países que carregam séculos de uma estrutura social fortemente hierárquica, acostumados a governos autoritários e corruptos. E assim as expectativas do povo já só se exteriorizam enquanto anseio de bem-estar pessoal, uma mais-valia de sobrevivência que acaba por se revelar um entrave ao progresso conjunto da nossa sociedade.

1 comentário:

  1. Um retrato impressionante, não necessariamente "envergonhante" em toda a sua dimensão. O lixo dói muito, a visão da miséria também, mas há uma Portugalidade que tem piada e que define uma forma de nos relacionarmos com o mundo e com os outros que é francamente mais calorosa e socialmente sustentável do que a dos países mais "limpinhos".
    Obrigado pela partilha.
    Abraço.

    ResponderEliminar